domingo, 25 de outubro de 2009

As Aves

As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.

1. Releia os textos do seu livro e do caderno, faça um pequeno texto com as caracterísiticas principais das aves e comente sobre a capacidade que possuem de voar.

Se achar necessário consulte alguns sites:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/classe-aves/caracteristicas-gerais-das-aves.php


http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_vertebrados_aves.htm


http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/aves/aves_-_caracteristicas_gerais.html


http://www.aves.brasil.nom.br/frame.jsp?pageToShow=main.page


http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm


2. O que você acha de observar algumas aves e tirar fotos?


Poste estas fotos no seu blog, vai ficar muito legal. Escreva o nome dessas aves e alguns comportamentos que você observou. As pessoas poderão admirar seu trabalho e ficar bem informadas sobre as aves da nossa região!


3. Você já ouviu falar em pombo-correio? É aqules pombos que a gente vê em filmes e que levam mensagens?

Leia o texto que está no link abaixo, é muito interessante. Depois deixe um comentário ou faça uma postagem em seu blog sobre o assunto!


http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-pombo-correio-sabe-onde-ele-deve-levar-mensagem-484235.shtml


Bom trabalho!!

Um comentário:

Barbara Klettke, Milena Capinelli, Polyane Bertotto e Stephanie Letícia disse...

Eu achei interessante que o pombo correio ,tem apenas um local de moradia, que ele procura sempre voltar pro mesmo lugar, eles são solitários e procuram sempre se aproximar junto de bandos.
Os pombos correios são da mesma espécie de pombos normais,que vemos voando por aí,ele só não tem a mesma raça. Ele possui carúncula mais acentuada no seu bico .
Se levassemos a 15km de distancia de seu local de moradia ele provalmente conseguiria voltar para casa, mais se afastassemos 50km ele provavelmente não conseguiria voltar para casa ele teria de ter porte de atleta.