SOBRE O PROJETO BLOGANDO E APRENDENDO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

LUCIANE SALAMONI




BLOGANDO E APRENDENDO BLOG – MAIS UM RECURSO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO



CAÇADOR, 2010



Monografia apresentada ao Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande, como requisito para a obtenção do Título de Especialista em Mídias na Educação.
Orientador (a): Margareth Cozzensa.


RESUMO

Este estudo apresenta sugestões de como o blog pode ser usado como recurso no processo ensino-aprendizagem, para explorar os conteúdos e manter a comunicação entre professores e alunos. Os weblogs foram, há algum tempo atrás, utilizados por adolescentes, principalmente do sexo feminino, para relatar quase exclusivamente experiências pessoais, expor poemas e dilemas. O objetivo desta pesquisa é mostrar que, atualmente, os blogs desempenham um papel importante como meio de informação. Já que são ferramentas que contribuem para a descentralização da produção, onde todos interagem, além do que o que se publica é visto e comentado por todos. Após a coleta de dados referentes ao uso da internet e o conhecimento sobre essa ferramenta junto aos alunos, constatou-se que os blogs seriam um novo formato de fazer do processo ensino-aprendizagem algo prazeroso, já que hoje os weblogs estão mais populares entre adolescentes e jovens do que a televisão. Primeiro porque nos blogs há possibilidade de interação entre as pessoas que se comunicam e, também por ser de fácil criação e manutenção e, não menos importante, não há custos para manter essa página na internet.



1. INTRODUÇÃO

O uso de novas ferramentas na escola permite que a aprendizagem ocorra de forma menos monótona e cansativa para os alunos. Uma das tecnologias mais atrativas é o computador e a internet. O motivo é simples: permite a interação entre várias pessoas, culturas, línguas, imagens e sons.

Diante de tantas opções de uso de tecnologias digitais como suporte ao processo de ensino-aprendizagem envolvendo softwares, mídias e recursos tecnológicos, escolheu-se como objeto de estudo o universo dos Blogs.

Um blog permite preparar os estudantes para participar em rede, onde o conhecimento é construído coletivamente e compartilhado com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.

Dessa forma os Blogs representam um grande espaço público virtual, onde a troca de conhecimentos acontece de forma intraindividual e interindividual.

No processo ensino-aprendizagem o blog pode ser usado para explorar os conteúdos e manter a comunicação entre professores e alunos; esse é o objetivo do presente trabalho.

Por ser uma linguagem digital, atrativa, de fácil manuseio e manutenção, o blog está cada vez mais sendo utilizado, entre adolescentes e jovens, como meio de comunicação, informação e formação.

Sua popularidade se deve a linguagem para produzi-lo, já que não é mais preciso ter domínio de programação HTML e, hoje em dia, já é possível ter um blog sem que tenha custo para armazená-lo em um site. Os blogs vêm sendo espaços colaborativos de produção e não conteúdos estáticos disponíveis na web, pois são atualizados diariamente e às vezes mais de uma vez no mesmo dia. Além disso podem ser reconhecidos pela escola como um recurso útil na integração da escrita com a leitura. Assim, deveriam ser considerados pela escola como uma estratégia importante nas ações de formação. Na escola os blogs podem servir a vários fins: podem ser o portal da escola, sua forma de se abrir de se mostrar para o mundo, como também podem ser o espaço de divulgação de ações ou projetos específicos, o portfólio de professores e alunos, recursos no acompanhamento e gestão da escola. Opções não faltam.

Os principais benefícios do blog para professores e alunos é que essa ferramenta possibilita a aproximação entre eles, permite uma maior reflexão sobre o conteúdo, mantém o professor atualizado, possibilita um recurso a mais para estudar e também a interação entre pessoas de outras comunidades, e ainda divulga os trabalhos dos alunos e professores envolvidos incentivando-os a se dedicarem sempre. Além disso, permite o acompanhamento dos pais que tem acesso as produções dos filhos e ao que o professor está ensino, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital".

A utilização desta ferramenta permite que o aluno deixe de ser um mero receptor. Ele passa a ter uma função ativa e interventiva não só na sala de aula, mas em toda a construção do seu saber. Neste contexto podemos verificar que os Blogs, podem auxiliar o aluno para uma aprendizagem mais autônoma.


2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

Participar da aprendizagem pró-ativa na construção do conhecimento, através do uso do blog nas aulas de Ciências.


2.2. Objetivos Específicos

• Possibilitar a colaboração, co-autoria, autonomia, expressão pessoal e curiosidade tecnológica, por meio do blog.
• Desenvolver habilidades e competências nos diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo.
• Ser capaz de reconhecer o blog como forma de resolver problemas.
• Adquirir habilidades de comunicação usando como base as ferramentas da Internet.
• Valorizar o uso das mídias na promoção de mudanças e organização dos estudos e pesquisas nos diversos conteúdos de Ciências.


3. REFERENCIAL TEÓRICO

1. Tecnologias na Educação

Há alguns anos atrás quando se falava em tecnologias na educação uma das mais utilizadas era o quadro negro e o giz. Depois vieram os mimeógrafos, projetor de slides, retroprojetores, TV, vídeo.
Hoje quando o assunto é tecnologia na educação se pensa automaticamente, na internet.
Vale lembrar que a fala, a escrita, livros, giz, revistas, são tecnologias que vem sendo usadas durante muito tempo na educação. Porém nem todas as tecnologias que usamos na educação foram criadas para esse fim, é o caso do computador e internet, mas conseguimos incorporá-las ao processo ensino-aprendizagem.
A fala humana (conceitual), a escrita, e, mais recentemente, o livro impresso, também foram inventados, provavelmente, com propósitos menos nobres do que a educação em vista. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias. Segundo tudo indica, em poucos anos o computador em rede estará, com toda certeza, na mesma categoria. (Eduardo O. C. Chaves)

Vivemos num momento em que não nos vemos mais sem a internet, seja para a diversão, lazer, trabalho, compras, estudos. E na educação não é diferente, seja o uso pelos professores e alunos para realizar pesquisas, seja pela forma como escolas e universidades encontraram para propagar pesquisas, atividades, cursos presenciais e a distância. Serve também como suporte nas atividades de ensino, fornecendo textos, imagens, livros, revistas, vídeos, etc.
A internet pode ser uma ferramenta muito útil no processo ensino-aprendizagem, para isso o professor precisa ter uma boa formação e estar aberto a novas formas de ensinar.
A internet tem sido a mídia mais explorada pela população do planeta, é fácil acessar, é mais atrativa e interativa, mais barata em vista de outras formas de comunicação com pessoas de todos os lugares do mundo.
Não há hora ou lugar para interagir com a internet, não há barreiras geográficas, é a mais aberta e descentralizada das formas de comunicação, por isso também há mais perigos. Pela internet podemos ter informações boas e ruins, do outro lado da tela podemos encontrar pessoas de todos os tipos, inclusive as más intencionadas.
Por isso os professores, assim como os pais devem ficar atentos ao usar essa poderosa ferramenta – a internet.
A comunicação entre alunos/professores/pais pode acontecer mesmo depois do horário das atividades escolares, alunos e professores de lugares diferentes podem manter comunicação sobre suas atividades, cultura, costumes, etc.
Através da internet, a comunicação se dá entre professores a alunos; dentro ou fora da sala; conhecidos e desconhecidos; com pessoas da mesma cidade ou de até mesmo de outros países; a interação pode ser esporádica ou constante. (Vera Lúcia Camara Zacharias)

Uma das tecnologias mais utilizadas recentemente por alunos e professores são os blogs. Que assim como a internet, não foi criada com um propósito educacional. Mas, o que a algum tempo atrás era usado como um diário virtual, hoje tornou-se uma das ferramentas mais importantes no processo ensino-aprendizagem.

2. Blogs na educação
Os blogs de hoje, por conta do avanço das tecnologias digitais, incorporam vários recursos. O seu autor já não está obrigado a fazer uso apenas de textos para registrar idéias, pensamentos, fazer relatos. Arquivos de imagem, estática ou em movimento, e de sons podem ser incorporados. Existem (we) blogs de fotografias, os fotoblogs; de sons, ao audioblogs e de imagens em movimento, os videoblogs.
No início a preparação de um blog exigia do seu autor um domínio de programação HTML e um site onde pudesse armazenar as web pages produzidas. Depois surgiram sites para a autoria de blogs, geralmente sem custo ao usuário, que incorporam um software que permite a escrita dos “posts” sem que o usuário tenha que dominar programação. Os atuais sistemas de edição de blogs – também chamados de blogware - lembram um processador de texto, como o MS Word. Basta acessar, usando login e senha, e escrever, ou seja, “blogar”.

Inserem-se facilmente links e imagens, e, num apertar de botão, o “post” se torna público. O autor do blog - também chamado de “blogueiro” - pode ainda editar postagens antigas ou apagá-las com enorme facilidade. Um grande trunfo do blog, hoje, está no fato de que qualquer pessoa pode criar um, já que a tecnologia empregada para sua criação e publicação é muito simples. Em tese, qualquer pessoa com pequeno domínio de uso do computador pode criar e manter um blog. Basta o acesso à Internet, o cadastramento em um dos muitos serviços disponíveis - vários gratuitos, como o blogger.com - e as idéias que alimentarão o blog.

Para Simão Pedro Marinho, os blogs são um meio para que pessoas se comuniquem com outras, tendo como base ou ponto de convergência seus interesses ou a simples curiosidade. Eles são, hoje, parte de uma crescente conjunção de ferramentas de comunicação pessoal e de informação.
Por conta de professores que pensam e fazem diferente, se propondo a tentar/testar novas alternativas de educação, em especial com o uso das tecnologias digitais, vão surgindo experiências ricas combinando essas tecnologias com formas de educação que exigem alunos autores, ativos, saindo da passividade que tem sido uma marca da escola.
Para Richardson (2006), vários são os motivos para a utilização dos blogs na educação: trata-se de uma ferramenta construtivista de aprendizagem; tem uma audiência potencial para o blog, que ultrapassa os limites da escola, permitindo que aquilo que os alunos produzem de relevante vá muito além da sala de aula; são arquivos da aprendizagem que alunos e até professores construíram; é uma ferramenta democrática que suporta vários estilos de escrita e - podem favorecer o desenvolvimento da competência em determinados tópicos quando os alunos focam leitura e escrita num tema.

Um blog pode ser uma estratégia para promover pensamento crítico, analítico, criativo, intuitivo e associativo, aumentar as possibilidades de acesso à informação de qualidade.

Através de pesquisas realizadas percebe-se que autores estão dividindo os blogs por tipos, de acordo com a finalidade de cada um. No ensino, Ignacio Aguaded , Neusa Baltazar, U. Huelva, U. Algarve, em Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação (1), os blogs estão divididos em: blogs de professores, os blogs de alunos e blogs de disciplina.
a) os blogs de professores: Muitos professores utilizam já os blogs devido à sua facilidade de criação e atualização. Mas utilizamos frequentemente como um tipo de diário do professor, um local onde disponibilizam informações sobre as aulas, o programa, a matéria dada, os resumos das aulas, bibliografia, etc. Estes espaços são úteis para o próprio professor como forma de se organizar e para os alunos porque são um depósito da matéria lecionada. No entanto falta a estes blogs o dinamismo, a comunicação e, portanto, existem como uma página web.
b) os blogs de alunos: Dentro dos blogs criados pelos alunos, encontramos vários tipos: os blogs criados para serem avaliados, ou seja, como trabalho de avaliação de uma disciplina; os blogs que funcionam como apontadores, com links para artigos, blogs, sites, estudos que parecem interessantes ao autor, funcionando como uma forma de organização e como um local onde os colegas podem encontrar informações sobre assuntos que lhes interessem; os blogs de colegas de escola, que podem ser criados no âmbito de um trabalho de grupo como forma de comunicar e organizar o trabalho à medida que este se desenvolve ou criados por um grupo de amigos com o objetivo de estudar em conjunto, esclarecer dúvidas, etc. os blogs individuais ou coletivos com o objetivo de publicar os trabalhos realizados por um grupo de alunos.

c) os blogs de disciplina: Estes são os blogs criados e mantidos pelo professor e pela turma, cujo como principal objetivo é dar continuidade ao espaço de sala de aula, mas de forma coletiva, onde todos podem participar, escrevendo posts e comentários, colocando questões, publicando trabalhos, etc. A participação de todos dá a este tipo de blogs uma dinâmica que os enriquece, pelo que consideramos que é este o tipo de blogs com mais potencialidades no ensino e que mais se deverá desenvolver.



4. METODOLOGIA

A pesquisa possui características de trabalho qualitativo e quantitativo, em que os índices obtidos pelos instrumentos quantitativos possibilitam uma análise qualitativa.

O trabalho envolveu a utilização de um blog como elemento articulador e apoiador dos conteúdos lecionados na disciplina de Ciências e das discussões e interação entre professor e alunos. Portanto de acordo com Ignacio Aguaded, Neusa Baltazar, U. Huelva, U. Algarve, em Weblogs como recurso tecnológico numa nova educação (1), o blog em questão está na categoria blog de disciplina.

O projeto foi aplicado no Laboratório de Informática da Escola Estadual Paulo Schieffler, do município de Caçador, onde a turma selecionada pertence ao 7º ano do Ensino Fundamental – Séries Finais, num total de 128 alunos e aos professores, em maio e junho de 2009.

De acordo com a coleta de dados feita nas turmas, no período de fevereiro a abril de 2009, que fizeram parte do projeto constatou-se que a maioria dos alunos tinham computador em casa com acesso a internet e dominam seu uso e recursos, tais como: e-mail, pesquisa na internet, Word, Power Point, Excel e uso de recursos de áudio e vídeo.

De acordo com a Matriz Curricular de Santa Catarina disciplina de Ciências contempla três aulas semanais de quarenta e cinco minutos cada. Uma vez por semana os alunos trabalharam os conteúdos no Blog, no período de agosto a dezembro de 2009.

A idéia inicial de trabalho foi fazer do blog uma extensão da sala de aula,
onde os conteúdos chaves foram trabalhados no ambiente. Foram utilizados vídeos, jogos, sons, apresentações, textos. Tentamos explorar todas as mídias disponíveis com o objetivo de estimular as discussões entre os alunos e o professor. A principal preocupação foi fazer com que o aluno tivesse acesso ao blog e participassem das atividades e discussões. Materiais e exercícios foram disponibilizados no ambiente e este material foi discutido em sala de aula.

A partir dos conhecimentos teóricos, os alunos organizaram um portfólio com os conteúdos estudados em sala, na disciplina de Ciências para confeccionar materiais, vídeos, atividades, etc., que foram postados no blog que os alunos, em duplas, construíram, e atualizados de acordo com a necessidade dos alunos/professora. Também o blog foi utilizado como fonte de pesquisa e estudo, onde os alunos responderam atividades e deixaram comentários.

Os alunos foram avaliados em sala de aula de acordo com os conhecimentos adquiridos e participação no blog. As atividades e comentários postados foram apresentados ao grande grupo oralmente. Também responderam um relatório com itens referentes aos estudos realizados.


5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante o projeto percebeu-se que, mesmo os alunos que não tinham tanto conhecimento na internet, participaram ativamente do processo. Perceberam que o uso do blog, além de ser usado como um diário on-line como faz a maioria das pessoas, também pode ser usado com o objetivo de informar sobre algo, de aprender e ensinar sobre muitos assuntos, inclusive os conteúdos curriculares.

Por ser uma ferramenta que permite a interação entre os colegas, professores, pais e qualquer pessoa do mundo, o blog foi muito bem aceito entre os alunos. Pois tornou as aulas mais “divertidas”, conforme relato das turmas.

Os alunos ficaram mais atentos as aulas, houve uma maior participação em sala, melhorou a comunicação entre eles, a forma de escrever, incentivou a leitura, a autonomia na busca de conhecimento, pois a maioria conseguiu desenvolver os conteúdos, tirar dúvidas sem precisar do auxílio do professor para resolver questões relativas aos conteúdos e as ferramentas do computador e da internet.

Melhorou também a auto-estima dos alunos, pois ao perceber que estavam dominando a tecnologia aplicada sentiram-se aptos e inseridos no processo educacional.

Embora a linguagem do blog não seja tão formal os alunos se preocuparam em fazer leituras cuidadosas e construir textos com clareza e coerência, pois “todo mundo poderia visualizar seus blogs”.

Através dos relatos dos alunos percebe-se que a metodologia do blog foi bem aceita entre os alunos e que este projeto poderá ter continuidade inclusive com outras turmas.

“As aulas de ciências desse ano foram muito legais porque as aulas na sala as vezes são chatas e a Prof. Luciane fez uma mudança radical que deu muito certo por isso eu tenho esse blog”. (Fillipy e Leonardo)


“É melhor aprender no blogger porque os alunos aprendem se divertindo, e em uma sala de aula há alunos que fazem muita bagunça ai não dá para escutar o que a professora explica”. (TBCW)

“Um blog é para quem quer estudar. Estude e não fique brincando!”. (Nicoli e Paola)

“Nós achamos que foi importante aprender isso porque aprendemos tudo o que quisermos sobre animais e também sobre a natureza e aprendemos nos divertindo.” (Gabriel Carminatti e Cristiano Baziuk)


“Nós achamos que foi muito legal ter vindo fazer este blog, a internet facilita muito as coisas, fazer esse blog foi muito divertido!”
(Alana e Vanessa)
“Eu gostei de fazer os trabalhos no Blog acho que deu de aprender mais com o blog.”(Kaue e Lucas)


O que se observa é que existe uma resistência dos professores em aplicar a ferramenta com os seus alunos em virtude do desconhecimento de como a ferramenta funciona e quais são suas possibilidades pedagógicas.

Os professores necessitam se atualizar a fim de que possam incentivar os alunos a utilizar o ambiente virtual. Uma vez que o professor é o agente transformador e integrador do trabalho realizado em sala de aula. E, portanto cabendo-lhe o papel de guia, de organizador e assistente da aprendizagem de seus alunos.

Uma vez que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar do planeta a escola deixa de ser o único lugar onde o conhecimento está disponível. Os alunos hoje em dia acessam a Internet para quase tudo, desde lazer até estudo.
A história dos blogs educacionais não é de longa data, mas tem se revelado uma ferramenta bastante útil no processo ensino-aprendizagem e com uma vantagem sobre os métodos tradicionais – é interativo, possibilita aos alunos e professores publicar suas produções e interagir com outras pessoas.

Quem visita um blog pode contribuir deixando questionamentos, discutindo determinados assuntos, fazendo críticas, dando idéias, deixando desafios, retomando discussões e comentários. Assim acontece a aprendizagem pela interação.

Os principais benefícios do blog para professores e alunos é que essa ferramenta possibilita a aproximação entre eles, além disso, permite uma maior reflexão sobre o conteúdo, mantém o professor atualizado, possibilita um recurso a mais para estudar. E a interação entre pessoas de outras comunidades, como também divulga os trabalhos dos alunos e professores envolvidos incentivando-os a se dedicarem sempre e, permite o acompanhamento dos pais que têm acesso as produções dos filhos e ao que o professor está ensinando. Dessa forma, vê-se que alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital".


A aplicação deste projeto foi o início de um grande trabalho que ainda temos pela frente. Pretende-se durante este ano letivo de 2010 dar continuidade nos trabalhos aperfeiçoando cada vez o uso do blog como recurso no processo ensino-aprendizagem.


6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

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