sábado, 13 de junho de 2009

AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE





Estamos montando um aquário de água doce. Para isso é necessário que saibamos muitas coisas antes da montagem. Para termos sucesso, pesquise e responda os itens postando em comentários.

1. A água ideal para o aquário.

2. O aquecimento da água.

3. A filtragem é importante.

4. Iluminação do aquário.

5. Colocando peixes no aquário.
6. Limpeza do aquário.

7. Aquário plantado.

46 comentários:

Contos de Terror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Contos de Terror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Contos de Terror disse...

Antes de colocar os peixes na água, use um bom anti-cloro e meça o PH para ver se está em condições ideais para os peixes adquiridos. Muitos peixes exigem que a água permaneça numa temperatura constante. A potência correta é de aproximadamente 1 Watts para cada litro de água (1W/1L). Nunca limpe o aquário sem antes desligar o aquecedor, pois quando colocasse água novamente correria o risco de o aquecedor estourar ou rachar, por estar ligado sem estar coberto de água. o filtro se encarrega da desintegração biológica das substâncias nocivas que são produzidas devido a restos de comida, folhas mortas, e excremento dos peixes. Os peixes e plantas, só exibem sua beleza, quando existe uma iluminação adequada. A luz é importante também para o fornecimento de clorofila às plantas. Para colocá-los no aquário, você deve deixar o saco do peixe com uma parte dentro do aquário, para que vá se acostumando com a temperatura da água. Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe, a fim de uma aclimatação mais rápida, e dentro de aproximadamente 20 a 30 minutos já poderá colocar os seus peixes dentro do aquário, Nunca limpe realmente seu aquário. Depois de montado, não o desmonte a fim de fazer uma limpeza. Não utilize produtos químicos. Apenas troque cerca de 20% da água uma vez por mês, e retire plantas mortas, algas dos vidros, etc.
Camila K Zampronio

fernandoshow disse...

A água ideal para o aquário deve ser de poço.Para o aquecimento da água devemos usar um aquecedor.Para a filtragem, usamos um filtro.Para a iluminação usamos uma lampada.Depois de mais ou menos 15 dias podemos colocar os peixes.A limpeza do aquário deve ser de semana em semana.As plantas de aquário são as algas pois são aquáticas.

Everton disse...

A agua que estamos utilizando na montagem de nosso aquario é a agua de poço(agua doce) que nao pode ser colocada exageradamente nem pouco de mais mas sim a quantidade ideal para o bom desenvolvimento de nosso ecossistema aquatico.
O aquecimento da agua deve ser feito po um aparelho chamado aquecedor,primeiro vemos a temperatura média do dia depois regulamos o aquecedor para a agua nao ficar nem fia nem quente demais e agradavel para os seres vivos.
Filtrar a agua é muito importante, pois tendo uma agua limpa e pura evitamos contaminaçoes aos seres vivos existentes, esse processo é feito por um aparelho chamado filto.
A iluminaçao do aquario é feita pela lâmpada, e é muito importante principalmemte pelo processo da fotossintese das algas para produzir o ar oxigenio.
Para colocar os peixes no aquario é preciso esperar um tempo (15 dias) pois os outos seres (vivos e nao vivos) se adaptarem ao ambiente.
A limpeza do aquario deve ser feita toda semana nao retirando a agua,pois pode matar os seres vivos existentes,a cada mes deve ser retirado 1/4 de agua do aquario e repo-la limpa,pois agua nunca pode estar suja e contaminada.
As algas plantadas no aquario sao importantes principalmente pelo oxigenio, mas nunca podemos plantar no solo inteiro de preferencia em forma de ilha, de "U" o de triangulo.

Malthon Zanchi
Caçador,18 de junho de 2009

TainaPink007 disse...

A água da torneira não é própria para o aquário porque existem diversos elementos tóxicos para os peixes e plantas, o cloro é um deles. Por isso antes de colocar os peixes no aquário, usar um bom anti-cloro e medir o PH para ver se está em condições ideais para os peixes adquiridos.A maioria dos peixes exigem que a água seja a mesma temperatura constante.O melhor modo de aquecer o aquário com segurança é usando um aquecedor com termostato.O melhor modo modo de aquecer o aquário com segurança é usando um aquecedor com termostato.A potência correta é de aproximadamente 1 Watts para cada litro de água.Nunca limpe o aquário sem antes desligar o aquecedor, pois quando colocar água novamente correria o risco de o aquecedor estourar ou rachar, por estar ligado sem estar coberto de água.É preciso eliminar do aquário particulas em suspensão, esta é a função do filtro, ele se encarrega da desintegração biológica das substâncias nocivas que são produzidas devido a restos de comidas, folhas mortas, e excremento dos peixes.Antes de colocar os peixes no aquário devesse deixar o filtro passar por uma(rodagem) durante aproximadamente uns 5 dias.Os peixes e as plantas, só exibem a sua beleza, quando tem uma iluminação adequada. A luz também é importante para o fornecimento de clorofila ás plantas. As lâmpadas mais usadas e que apresentam melhores resultado são as fluorescentes, e deve usar uma lâmpada com potência adequada a quantidade de água do aquário, ou seja, meio Watt para cada litro de água. Os peixes devem ficar com o meio saco para dentro do aquário para que se acostumem com a temperatura da água.Colocar um pouco de água do aquário dentro do saco do peixe para que ele se acostume mais rápido e depois pode-se colocar os peixes no aquário.PAra a limpeza do aquário não precisa desmontálo inteiro, apenas trocar 20% da água e restirar peixes e algas mortas. Dar ás plantas espaço e luz suficiente para que se desenvolvam. Quando as plantas já estiverem no aquário poderá começar a enxê-lo cuidadosamente de água quase até a boca. Deixe o aquário descansando por uma semana, para que as plantas se fixem e se ambientem no aquário.
Tainá de Moura

Iza_Kl disse...

A água da torneira não é própria para o aquário. Por isso antes de colocar os peixes na água, use um bom anti-cloro e meça o PH para ver se está em condições ideais para os peixes adquiridos.
Pode-se obter diversos tipos de aparelhos destinados ao aquecimento da água. O melhor modo de aquecer o aquário com segurança é usando um aquecedor com termostato, pois mantém sempre a temperatura da água do aquário como o aquarista deseja. Na hora de escolher um aquecedor você deve saber as dimensões de seu aquário para medir a potência do aquecedor que deseja adquirir. A potência correta é de aproximadamente 1 Watts para cada litro de água (1W/1L). Nunca limpe o aquário sem antes desligar o aquecedor, pois quando colocasse água novamente correria o risco de o aquecedor estourar ou rachar, por estar ligado sem estar coberto de água.
É preciso eliminar do aquário as partículas em suspensão, bem como as impurezas que com o tempo vão se formando. Esta é a função do filtro, ele se encarrega da desintegração biológica das substâncias nocivas que são produzidas devido a restos de comida, folhas mortas, e excremento dos peixes. Não é porque você tem um filtro que você vai deixar de trocar periodicamente a água, ele deve funcionar em parceria com as bactérias que ajudam na limpeza do aquário. Devido ao tipo de filtro que vai utilizar, não é aconselhável efetuar a troca da água simultaneamente com a limpeza do filtro. Antes de colocar os peixes no aquário deve-se deixar o filtro passar por uma (rodagem) durante aproximadamente uns 5 dias.
Os peixes e plantas, só exibem sua beleza, quando existe uma iluminação adequada. A luz é importante também para o fornecimento de clorofila às plantas. Quando a iluminação é insuficiente, as plantas crescem deficientes e não correspondem corretamente à sua função de oxigenar a água, além de surgirem outros inconveniente como as algas. As lâmpadas mais usadas e que apresentam o melhor resultado, são as fluorescentes, deve-se usar uma lâmpada com potência correspondente a quantidade de água do aquário, ou seja meio Watt para cada Litro de água (0,5 Watts/ 1Litro).
Isso só deve ser feito depois de 30 dias após o aquário estar montado e funcionando, antes disto os peixes poderam apresentar problemas e até morrer. Para colocá-los no aquário, você deve deixar o saco do peixe com uma parte dentro do aquário, para que vá se acostumando com a temperatura da água. Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe, a fim de uma aclimatação mais rápida, e dentro de aproximadamente 20 a 30 minutos já poderá colocar os seus peixes dentro do aquário, sem levar junto a água do saco de transporte, pois a água pode estar contaminada. Agora é só, retirar peixes e folhas mortas quando necessário para não contaminar a água e o peixes, colocar medicamentos quando necessário e medir o PH sempre que achar necessário.
Nunca limpe realmente seu aquário. Depois de montado, não o desmonte a fim de fazer uma limpeza. não utilize produtos químicos. Apenas troque cerca de 20% da água uma vez por mês, e retire plantas mortas, algas dos vidros, etc. Se você esvasiar o aquário para montá-lo novamente, os peixes morreram, pois você estará acabando com a biologia do aquário. Se desmontar o aquário, deverá efetuar todos os passos novamente desde o início.
Se você é um iniciante no aquarismo, dê preferência para plantas robustas e de preços acessíveis. Procure dar as plantas, espaço e luz suficiente para que elas se desenvolvam. Também é necessário retirar as folhas mortas e quebradas. Agora enterre a raíz deixando uma pequena parte da mesma para fora, use o bom senso, as plantas menores devem ficar na parte da frente do aquário, as médias no meio e as maiores no fundo. Introduzidas todas as plantas no aquário, poderá começar a enchê-lo com cuidado, quase ate a boca, deixe o aquário descansando por uma semana, para que as plantas se fixem e se ambientem no aquário.
Izabella Klein.

romulo.loko.klein disse...

Antes de colocarmos os peixes devemos colocar um bom anti-cloro ,para não deixar o aquário sujo.Devemos comprar um bom aquecedor para os peixes e as algas, com a temperatura acima de 30 graus.Afiltragem é muito importante para os peixes e as algas naturais.A iluminação do aquário e muito importante também ,pois a iluminação ajuda a aquecer o aquário . Colocando peixes no aquário devemos comprar uma ótima comida para eles se alimentarem. Limpeza do aquário deve ser a cada 2 dias na semana ou até 3 dias. Aquário plantado, devemos cuidar dele até quando todos os peixes morrerem.
Rômulo Eduardo Klein.

brunoalan disse...

A água de poço é a ideal para um
aquário,a filtragem é importante para a prevenção de doenças,também é necessário uma luz , pois as algas prescisam dela.Toda vez que é feita a limpeza do aquário ele deve ficar o mais limpo possível e como é um aquário plantado ,a fixação das algas é muito importante.Os peixes só devem ser colocados depois de um tempo que o aquário ficou pronto.Bruno Alan Rocha Liegel

Isa Canalli disse...

O aquário:
A água usada no aquário deve ser de boa qualidade, livre de fosfatos e metais pesados (Água de poço). Logo após, deve-se usar um bom anti-cloro na água e medir o PH para ver se está em condições para a melhor sobrevivência dos peixes. A filtragem deve ser biológica, mecânica e química: areia fluidizada, canister e filtro externo. A iluminação, deve ser feita por meio de um bom termostato com aquecedor. Manter a temperatura na faixa de 25 ºC a 27 ºC. Nunca deve-se limpar o aquário sem antes desligar o aquecedor, pois quando você colocar água novamente, pode correr o risco do aquecedor estourar ou rachar, por estar ligado sem estar coberto de água.
Para a limpeza do aquário não é preciso retirar toda água, apenas trocar 20% da água e retirar peixes e algas mortas. Dar às plantas espaço e luz suficiente para que se desenvolvam. Quando as plantas já estiverem no aquário, poderá começar a enxê-lo cuidadosamente de água quase até a boca. Deixe o aquário descansando por uma semana, para que as plantas se fixem e se ambientem no aquário. A manutenção do aquário deve ter: troca parcial, sifonagem e verificação do PH, KH e T ( uma vez por semana).

Franco disse...

A água da torneira é muito adequada para aquários, porém contém cloro e, além disso, metais pesados da tubulação se desprendem, deixando a água nociva aos peixes, sem falar que é pobre em metais necessários, como o magnésio, causando carência desses elementos. Portanto, a melhor água a se utilizar é a de poço, pois contém mais nutrientes e, normalmente, não tem cloro. Mas se usar água da torneira terá de usar produtos que garantam sua qualidade. A potência do aquecedor do aquário deve ser relacionada à sua capacidade: para cada litro o aquecedor deve ter 1 Watt. A temperatura ideal para ele é de 25ºC a 28ºC, que pode ser administrada por um Termostato e por um Termômetro. A filtragem assegura a qualidade da água e a vida saudável dos seres:

Filtragem mecânica: remove partículas grandes;

Filtragem biológica: decomposição das partículas dissolvidas na água;

Filtragem química: eliminar substâncias que as duas outras filtragens não removem: elementos químicos nocivos.

A iluminação é importante pois é necessária para o desenvolvimento das algas e para o bem-estar dos peixes. A lâmpada fluorescente é recomendada pois não gera tanto calor quanto a incandescente. Ela deve estar a 10 cm da água. Para pôr os peixes, deve esperar uma semana, dependendo das condições. Depois, coloque-os vagarosamente no aquário, dentro de sacos plásticos, e deixe de 15 a 30 minutos para eles se acostumarem com a nova água. Nunca limpe completamente o aquário. Algumas estruturas que ficam no vidro são necessárias para o equilíbrio do aquário. As algas preferem a água quase parada, com pouco movimento. Por isso, evite mexer demais a água. Sem plantas ou algas na água, esta se torna ácida demais. O substrato servirá de "alimento" para elas. A água deve ser cristalina, pois a turva prejudica a fotossíntese. A troca de água ajuda as plantas, e estas podem salvar um aquário imperfeito. Por isso, ponha plantas em seu aquário!

Franco disse...

Visitem também:

http://www.portalnetuno.kit.net/index.htm

Shelsya Z. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A água da torneira não é própria para o aquário, o bem estar do peixe e das plantas dependem em grande parte da água que utilizamos no aquário, pois este é o elemento vital para todos os habitantes do aquário.
Muitos peixes exigem que a água permaneça numa temperatura constante.O melhor modo de aquecer o aquário com segurança é usando um aquecedor com termostato, pois mantém sempre a temperatura da água do aquário como o aquarista deseja. Na hora de escolher um aquecedor você deve saber as dimensões de seu aquário para medir a potência do aquecedor que deseja adquirir. A potência correta é de aproximadamente 1 Watts para cada litro de água (1W/1L). Nunca limpe o aquário sem antes desligar o aquecedor, pois quando colocasse água novamente correria o risco de o aquecedor estourar ou rachar, por estar ligado sem estar coberto de água.
É preciso eliminar do aquário as partículas em suspensão, bem como as impurezas que com o tempo vão se formando. Esta é a função do filtro, ele se encarrega da desintegração biológica das substâncias nocivas que são produzidas devido a restos de comida, folhas mortas, e excremento dos peixes. Uma coisa é importante, devido ao tipo de filtro que vai utilizar, não é aconselhável efetuar a troca da água simultaneamente com a limpeza do filtro. Antes de colocar os peixes no aquário deve-se deixar o filtro passar por uma (rodagem) durante aproximadamente uns 5 dias.
O fascínio que o aquário proporciona, só acontece quando temos uma boa iluminação. Os peixes e plantas, só exibem sua beleza, quando existe uma iluminação adequada. A luz é importante também para o fornecimento de clorofila às plantas. Quando a iluminação é insuficiente, as plantas crescem deficientes e não correspondem corretamente à sua função de oxigenar a água, além de surgirem outros incoveniente como as algas. As lâmpadas mais usadas e que apresentam o melhor resultado, são as fluorescentes, deve-se usar uma lâmpada com potência correspondente a quantidade de água do aquário, ou seja meio Watt para cada Litro de água (0,5 Watts/ 1Litro.Os peixes só devem ser colocados depois 30 dias após o aquário estar montado e funcionando, antes disto os peixes poderam apresentar problemas e até morrer. Para colocá-los no aquário, você deve deixar o saco do peixe com uma parte dentro do aquário, para que vá se acostumando com a temperatura da água. Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe, a fim de uma aclimatação mais rápida, e dentro de aproximadamente 20 a 30 minutos já poderá colocar os seus peixes dentro do aquário, sem levar junto a água do saco de transporte, pois a água pode estar contaminada. Agora é só, retirar peixes e folhas mortas quando necessário para não contaminar a água e o peixes, colocar medicamentos quando necessário e medir o PH sempre que achar necessário.
Para limpar o aquário,primeiro transfira os peixes e um pouco da água para um balde plástico limpo. Lave bem plantas e ornamentos e ferva a areia.Não use sabão e outros produtos de limpeza, pois são nocivos aos animais.
Mariane Hawerroth

AULA CIÊNCIAS disse...

Boa dica Victor, o site que você encontrou é ótimo. Adorei!



Prof. Luciane

Shelsya Z. disse...

A água ideal para utilizar no aquário é a água de poço, porém nela tem muitos gases que podem ser perigosos para os peixes, por isso é importante o controle do pH.
O aquecimento da água é feito por aquecedores e a temperatura deve ser constante, pois quanto menor a temperatura da água, mais doenças podem atacar os peixes.
A filtragem é importante pois ajuda a manter a pressão e temperatura da água. A iluminação do aquário serve para que as plantas e algas façam a fotossíntese e para que o peixe absorvam mais cálcio. As lâmpadas mais adequadas são as fluorescentes.
Antes de colocar os peixes no aquário, é importante deixar um tempo, de mais ou menos uma semana, para que a temperatura fique adequada, para que as plantas criem organismos necessários para a filtragem da água e para ver se os equipamentos funcionam corretamente. É importante também fazer testes para monitorar a qualidade da água.
O aquário nunca deve ser limpado completamente, pois há muitos organismos que se formam e são importantes para os peixes, porém a água deve ser sempre limpa e cristalina para o desenvolvimento dos seres que habitam o aquário.
As plantas no aquário são importantes para a manutenção da água, controle de gases e alimento aos peixes. Por isso é importante colocá-las para a manutenção da vida na água.

camilla baseggio disse...

A água ideal para um aquário é aquela em que já foi inserido o anti-cloro e medido o seu PH para ver se esta em condições adequadas para que um ecossistema aquático se forme ali.A água ideal é a água de poço(água doce).Muitos peixes exigem que a temperatura da seja constante.A potência correta do aquecedor é aproximadamente 1 Watts pára cada litro de água presente no aquário.Porem algumas prevenções devem ser tomadas como por exemplo desligar o aquecedor na hora de limpar e esvaziar o aquário é importante também só liga-lo novamente depois de o aquário estar completamente cheio.A O filtro se encarrega da desintegração biológica das substâncias nocivas que são produzidas devido aos restos de comidas e excremento de peixes.A luz é importante para o fornecimento da clorofila as plantas.Os peixes entes de serem comprados por você passam por uma séries de aquários e tem que se acostumar a todos eles isso causa um stress muito grande que pode fazer com que os peixes ate morram.Por isso é importante ter um grande cuidado na hora de colocar os peixes no aquário.A maneira ideal é: você deve deixar o saco do peixe com uma parte dentro do aquário, para que vá se acostumando com a temperatura da água. Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe, a fim de uma aclimatação mais rápida, e dentro de aproximadamente 20 a 30 minutos já poderá colocar os seus peixes dentro do aquário.Na hora de limpar o seu aquário é importante nunca desmonta-lo e nunca usar produtos químicos.20% da água do aquário deve ser trocada uma vez por mês.È importante dar as plantas o seu espaço adequado para que realizem a fotossíntese.È importante também deixar as plantas adaptar-se ao aquário.
Camilla Baseggio Buffon.

Unknown disse...

A água ideal para utilizar no aquário é a água de poço, porém nela tem muitos gases que podem ser perigosos para os peixes, por isso é importante o controle do pH.
como os peixes ornamentais são na maioria, provenientes de zonas tropicais devemos lhe proporcionar uma temperatura adequada.Para isso utilizam-se aquecedores sob a forma de resistências elétricas, encerradas sob um tubo de vidro. A temperatura ideal para o aquário é entre 25ºC e 28ºC,que pode ser administrada a partir de um têrmometro.
Os filtros servem em geral,para remover o detritos em suspensão na água e, em alguns casos,também para auxiliar a transformação benéfica de algumas substâncias.
Para o bom crescimento das plantas e bem estar dos peixes assim como para completar o efeito decorativo do aquário, é necessária a utilização de luz artificial.A luz do Sol, como única fonte de iluminação , seria o ideal para o aquàrio se pudesse ser bem dosada.No entanto fica difícil controlar-mos sua intensidade, portanto a iluminação artificial parece ser a melhor indicada para o nosso uso.
Para colocar os peixes no aquario é preciso esperar um tempo de 15 dias.
A limpeza do aquário deve ser realizada toda semana,não é preciso retirar toda a água do aquário apenas 20% e também retirar os peixes e algas mortas.
As plantas, além de serem um dos principais elementos decorativos no arranjo de aquário, também desempenham um papel importantíssimo na higiene e equilibrio deste.

Mylena Karolina

AULA CIÊNCIAS disse...

Queridos alunos, estou adorando os comentários, mas tem muitos amigos que ainda não postaram seus textos. Vamos lá, pessoal! Leiam, pesquisem, assim nosso aquário ficará show!

Prof. Luciane

manulegal disse...

O AQUCIMENTO É MUITO IMPORTANTE PARA QUE A ÁGUA SEJA FAVORÁVEL A TODOS OS SERES HUMANOS.A LIMPEZA DO AQUÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA OS SERES VIVOS.A ILUMINAÇÃO DO AQUÁRIO E IMPORTANTE PARA AS ALGAS FEZEREM A FOTOSSÍTESE.ANTES DE COLOCAR O PEIXE NO AQUÁRIO DEVEMOS ESPERAR UNS 30 DIAS PARA QUE AS CONDIÇÕES SEJA FAVORÁVEL AO PEIXE.QUANDO O AQUARIO TIVER TERMINADO DEVEMOS CIUDAR SEMPRE DELE E SE VERMOS ALGUMA IREGULARIDADE DEVEMOS AVISALO

I'm???? BrUnO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A água tem que ser a de poço.O aquecimento deve ser feito com o aparelhos aquecedores sob a forma de resistências elétricas,encerradas em tubo de vidro.A filtraçao acontece através dos filtros,que em geral,removem os detritos em suspenção na água,e em alguns casos, também para auxiliar na transformação benéfica de algumas substâncias.A iluminção não pode ser feita com lâmpadas coloridas,converse com seu lojista e com calma e certeza compre a lâmpada,depois de 15 ou 20 dias saberemos se essa é a lâmpada certa.Depois de aproximadamente 15 dias deveremos colocar os peixes.A limpeza não pode ser feita com detergente,devemos tirar metade da água e utilizamos uma escova também.As plantas que utilizamos são as algas porque elas são plantas especialmente da água(aquáticas).
Rodrigo Fanini Balena

I'm???? BrUnO disse...

A água ideal para o aquário é a água de poço.Os peixes e as algas precisam de aquecimento, para isso usamos um aquecedor,e quanto maior for o aquário mais potente precisa ser o aquecedor,para a temperatura do aquário ficar na medida certa (nem quente e nem fria), precisamos fazer alguns ajustes no aquecedor.Certamente a filtragem é um dos fatores mais importantes para o sucesso em nossos aquários.É através dela que teremos água de excelente qualidade deixando-a cristalina, inodora e habitável para peixes e plantas de todos os tipos. Para o bom crescimento das plantas e o bem estar dos peixes,assim como para completar o efeito decorativo do aquário, é necessária a utilização de luz artificial. Poderíamos também utilizar a luz do sol.Mas o uso de luz solar traz problemas tanto para a localização do aquário como para o seu doseamento.Então dispomos de dois tipos de iluminação artificial: a incandescente e a fluorescente. Precisamos esperar entre 2 semanas para colocar os peixes. Não podemos tirar toda a água do aquário na hora da limpeza,devemos trocar de 20 a 25% da água a cada mês.A limpeza de semana em semana do aquário é fundamental.Quando o aquário estiver plantado devemos cuidar dele até que todos os peixes morram.Bruno Caramori Bittar

sOrG@TtO... DJ LUMBRIGA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sOrG@TtO... DJ LUMBRIGA disse...

A água do aquário deve ser a de poço pois não possui cloro, dispençando o uso de tiradores de cloro. O aquecimento da água deve ser entre 25 e 28 graus celcius para nao congelar nem cozinhar os peixes. Existem aquecedores próprios para aquários e não são muito caros. A filtragem é importante pois retira impurezas que se ficassem no aquário trariam doenças aos peixes e estragaria a estética do aquário. Um aquário bonito e ezuberante tem que chamar atenção... para isso usamos uma lâmpada própria para aquários que não é tão forte nem tão fraca, alem de a lâmpada ajudar na estética do aquário ajuda a manter a temperatura da água. Para colocar os peixes no aquário você deve deixar o saco do peixe com uma parte dentro do aquário para que vá se acostumando com a temperatura da água. Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe, a fim de uma aclimatação mais rápida, e dentro de aproximadamente 10 a 20 minutos já pode colocar seus peixes no aquário. Dependendo do aquário você deve limpar ele de 7 em 7 dias, de 15 em 15 dias, ou até de 1 mes em 1 mes, ou você só troca uns 40% da água. O aquário plantado exigem mais atenção pois tem plantas vivas e sem cuidados morrerão, mas é simples cuidar delas...Só lembrando que vcs devem ficar bem atentos para que os peixes não se afoguem...Brinks Arthur Sorgatto

Gabi disse...

A água usada no aquário deve ser de boa qualidade,livre de fosfatos e matais pesados(água de poço).
Logo após deve-se usar um bom anti-cloro e medir o PH,para uma boa sobrevivência dos peixes.
A filtragem é um dos fatores mais importantes para o sucesso com aquários,é através dela que sua água ficará cristalina,inodora e habitável para peixes e plantas.
A iluminação do aquário deve ser feita por um bom termostato com aquecedor mantendo a temperatura da água entre 25ºC a 27ºC.
Para uma boa limpeza do aquário trocas parciais de 20% de água são indispensáveis,para a retirada de peixes e algas mortas.
Quando as plantas já estiverem ali,comece a colocar a água cuidadosamente.
Após,em média,7 dias os peixes poderão ser colocados.
A manutenção semanal deve conter: troca parcial de água,sifonagem,verificação do PH,retirada de folhas mortas,limpeza de algas que estão no vidro e limpeza externa dos vidros.

Angelin disse...

Use um bom anti-cloro antes de colocar peixes na água. A água deve estar numa temperatura rasoavel e adequada a sobrevivencia dos peixes escolhidos.
O filtro é muito importante pois sem ele, as necessidades de peixes e outras coisas que podem contaminar a água continuam la, e podem causar doenças aos peixes.
A iluminação do aquario deve ser adequada aos peixes e as algas que ali estão, ou seja, com pouca iluminação, as algas não farão a fotossíntese e toda a vida ali morrera.
Para colocar os peixes no aquario deve-se esperar mais ou menos 1 mes (para não haver risco), assim as plantas ja terão produzido o oxigênio e a temperatura já estara ajustada.
Em períodos de mais ou menos 1 mes, deve trocar cerca de 20% da água do aquario. Depois de montar o aquário não o desmonte, e nem use proutos químicos. Lembre-se de retirar plantas e peixes mortos do aquário.

Angelo B. Ross

MIRCOS disse...

A água da torneira não é própria para o aquário, pois existem diversos elementos que são tóxicos para nossos peixes e plantas, o cloro é um deles. Antes de colocar os peixes na água, é necessário usar um bom anti-cloro e medir o PH para ver se está em condições ideais para os peixes. O melhor modo de aquecer o aquário com segurança é usando um aquecedor com termostato, pois mantém sempre a temperatura da água do aquário como o aquarista deseja. A potência correta é de aproximadamente 1 Watts para cada litro de água. É preciso eliminar do aquário as partículas em suspensão, bem como as impurezas que com o tempo vão se formando. Por isso, é necessário tem um filtro no aquário e também trocar periodicamente a água. A luz é importante para o fornecimento de clorofila às plantas. Quando a iluminação é insuficiente, as plantas crescem deficientes e não correspondem corretamente à sua função de oxigenar a água. As melhores lâmpadas são as fluorescentes. Deve-se usar uma lâmpada com potência correspondente a quantidade de água do aquário, ou seja, meio Watt para cada Litro de água. Só devemos colocar os peixes depois de 30 dias após o aquário estar montado e funcionando, antes disto os peixes poderão apresentar problemas e até morrer. Para colocá-los no aquário, você deve deixar o saco do peixe com uma parte dentro do aquário, para que vá se acostumando com a temperatura da água. Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe, a fim de uma aclimatação mais rápida, e dentro de aproximadamente 20 a 30 minutos já poderá colocar os seus peixes dentro do aquário, sem levar junto a água do saco de transporte, pois a água pode estar contaminada. Nunca limpe realmente seu aquário. Depois de montado, não o desmonte a fim de fazer uma limpeza.e não utilize produtos químicos. Apenas troque cerca de 20% da água uma vez por mês, e retire plantas mortas, algas dos vidros, etc. As plantas tem um papel muito importante dentro do aquário. Elas fornecem oxigênio e consomem o gás carbônico liberado e também usam suas fezes e matéria orgânica como adubo.

MARCOS V. L. BALATKA

lucas disse...

1-A água ideal para um aquário é água de foço com anti-cloro.

2-O aquecimento da água é muito importante para os peixes e seres que nos aquários vivem ela de ve ser mantida em 1 WATTSS para cada litro de água que contém o aquário,numca deve-se limpar o aguário sem ter tirado o aquecedor de dentro do aquário pois pode o danificar.

3-A filtragem é exenciau para um aquário,ele é muito importante para que os peixes vivam com saude,porque com a filtragem do aquário a água fica limpa e não se acumula sujeira para os peixes e seres que vivem em um aquário.

4-A iluminação é importante para que os peixes vivam mais e melhor.

5-Tome cuidado quando for colocar os seus peixes no aquário numca jogue eles com forme pois ele pode morrer peque o saco e coloque um pouco da água do aquário dentro para o peixe ir se acustumando com a água.

6-Para a limpeza do aquário numca o demonte tire os peixes,algas ,água e o que mais teja nele e o limpe,não use produtos químicos e troque a água só quando for nescesario.

Lucas Boscari

Thaai disse...

A água utilizada no aquário deve ser de boa qualidade, livre de fosfatos e metais pesados,logo a água de poço(água doçe)é ideal.Antes de colocar os peixes use um bom anti-cloro e meça o seu PH para ver se está em boas condições para os peixes.A potência do aquecedor do aquário deve ser de 1 Watt para cada litro de àgua.A temperatura deve ser entre 25ºC a 28ºC,que pode ser contida por um termômetro.Mas devemos tomar algumas precauções como:desligar o aquecedor quando for limpar o aquário e esvaziar o áquario, é importante também só ligá-lo depois do áquario estar totalmente cheio.Os filtros servem,para remover os detritos em suspensão na água e, em alguns casos, também para auxiliar a transformação benéfica de algumas substâncias.Os filtros internos acoplados a uma bomba de água são muito eficazes, também permitem uma filtragem mecânica e biológica.A filtragem mecânica consegue-se pela passagem da água através do elemento filtrante, a biológica porque nestes meios filtrantes se desenvolvem bactérias.Para o bom crescimento das plantas e bem estar dos peixes, assim como para completar o efeito decorativo do aquário, é necessária a utilização de luz artificial. A luz do Sol, como única fonte de iluminação, seria o ideal para um aquário se pudesse ser bem dosada. No entanto fica difícil controlar-mos sua intensidade, portanto a iluminação artificial parece ser a melhor indicada para nosso uso. O uso de luz solar traz problemas tanto para a localização do aquário como para o seu doseamento.Dispomos de dois tipos de iluminação artificial: a incandescente e a fluorescente.Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe, a fim de uma aclimatação mais rápida, e dentro de 20 a 30 minutos já poderá colocar os seus peixes dentro do aquário.Para a limpeza do aquário não é preciso desmontálo inteiro, apenas trocar aproximadamente 20% da água e retirar peixes e algas mortas.È importante dar as plantas o seu espaço adequado para que realizem a fotossíntese.È importante também deixar as plantas adaptar-se ao aquário,além disso elas realizam um papel muito importante de higiene do aquário,além de fazerem a fotossintese!

Thaélis Tombini

Amanda disse...

A água que devemos utilizar é a água mais pura (sem poluentes) possível, de preferência de poços artesianos. Dependendo das espécies criadas, pode ser necessário aquecimento. Este, comumente, consiste na introdução de um aquecedor, de preferência com um termostato, além de um termômetro, para verificar as medidas.
De modo geral, uma temperatura situada entre 24ºC e 28ºC é suportável para os peixes. Certamente a filtragem é um dos fatores mais importantes para o sucesso em nossos aquários. É através dela que teremos água de excelente qualidade deixando-a cristalina, inodora e habitável para peixes e plantas de todos os tipos. A iluminação dos aquários de água doce é uma das partes fundamentais para o bom desenvolvimento do sistema, independente do tipo de aquário que será montado. Após aproximadamente um mês, começa-se a introduzir os peixes, aos poucos, nunca compre todos os peixes que deseja ter no aquário, de uma só vez, pois a carga biológica do aquário não irá suportar e mortes devem ocorrer. A troca parcial de água em um aquário é o procedimento mais importante que o aquarista deve realizar, com ela eliminamos os agentes nocivos como Amônia, Nitritos, Nitratos Silicatos, Fosfato. A renovação da água faz que novos nutrientes importantes entrem no aquário.
A quantidade e periodicidade da troca são discutíveis entre aquaristas experientes. Sabe-se que quanto menor o aquário menor a estabilidade do sistema e maior a periodicidade da troca. Em aquários de até 200 litros o aquarista deve trocar 15% de água quinzenalmente.Ao plantar o aquário deve-se levar em conta dois aspectos: o ornamental e o técnico. Na montagem, o aquário deve ser moderadamente plantado, de modo a haver espaço suficiente para o desenvolvimento das plantas.
Amanda Ortiz

Eltes disse...

A água da torneira não é própria para o aquário, o bem estar do peixe e das plantas dependem em grande parte da água que utilizamos no aquário, pois este é o elemento vital para todos os habitantes do aquário. Na água da torneira existem diversos elementos que são tóxicos para nossos peixes e plantas, o cloro é um deles.
O melhor modo de aquecer o aquário com segurança é usando um aquecedor com termostato, pois mantém sempre a temperatura da água.
É preciso eliminar do aquário as partículas em suspensão, bem como as impurezas que com o tempo vão se formando. Esta é a função do filtro, ele se encarrega da desintegração biológica das substâncias nocivas que são produzidas devido a restos de comida, folhas mortas, e excremento dos peixes.
Os peixes e plantas, só exibem sua beleza, quando existe uma iluminação adequada. A luz é importante também para o fornecimento de clorofila às plantas.
Para colocá-los no aquário, você deve deixar o saco do peixe com uma parte dentro do aquário, para que vá se acostumando com a temperatura da água. Coloque um pouco da água do aquário no saco do peixe.
Nunca limpe realmente seu aquário. Depois de montado, não o desmonte a fim de fazer uma limpza. não utilize produtos químicos. Apenas troque cerca de 20% da água uma vez por mês, e retire plantas mortas, algas dos vidros, etc. Se você esvasiar o aquário para montá-lo novamente, os peixes morreram, pois você estará acabando com a biologia do aquário.

gabi jackson disse...

a água ideal é a do poço.Para o aquecimento da água é necessário um aquecedor.É necessário um filtro para a filtragem da água.Para ailuminação do aquário é necessário uma lampada específica.Depois de 15 ou 20 dias coloca-se os peixes pois a água prescisa de um tempo.A Limpeza do áquario podem ocorrer nos fins de semanas.Pode colocar algas no aquário,trocar a
água suja tirar plantas e peixes mortos.Gabrielly Christ.

gabi jackson disse...

a água ideal é a do poço.Para o aquecimento da água é necessário um aquecedor.É necessário um filtro para a filtragem da água.Para ailuminação do aquário é necessário uma lampada específica.Depois de 15 ou 20 dias coloca-se os peixes pois a água prescisa de um tempo.A Limpeza do áquario podem ocorrer nos fins de semanas.Pode colocar algas no aquário,trocar a
água suja tirar plantas e peixes mortos.Gabrielly Christ.

tv disse...

1-A água é ideal para o aquário,água de poço com anti-cloro

2-O aquecedor é muito importantes para os seres do aquário
O aquecedor deve ficar mantido em 1 wats para cada L,se for limpar
Tire-o do aquário.

3-Essencial para que os peixes vivam com saúde.

4-Para que os peixes vivam mais.

5- Tome cuidado quando for colocar os seus peixes no aquário nunca jogue eles com forme pois ele pode morrer peque o saco e coloque um pouco da água do aquário dentro para o peixe ir se acostumando com a água.

6- - Para a limpeza do aquário nunca o desmonte tire os peixes,algas ,água e o que mais teja nele e o limpe,não use produtos químicos e troque a água só quando for necessário.

Pandini disse...

1-A água é ideal para o aquário,água de poço com anti-cloro

2-O aquecedor é muito importantes para os seres do aquário
O aquecedor deve ficar mantido em 1 wats para cada L,se for limpar
Tire-o do aquário.

3-Essencial para que os peixes vivam com saúde.

4-Para que os peixes vivam mais.

5- Tome cuidado quando for colocar os seus peixes no aquário nunca jogue eles pois ele podem morrer, coloque um pouco da água do aquário dentro do saco para o peixe ir se acostumando com a água.

6- - Para a limpeza do aquário nunca o desmonte tire os peixes,algas ,água e o que mais teja nele e o limpe,não use produtos químicos e troque a água só quando for necessário.

Thaai disse...

A água da torneira não é ideal na montagem de um aquário, pois ela possui cloro e muitas outras substâncias tóxicas. Por isso a água ideal para este tipo de trabalho é a água de poço, ela possui alguns nutrientes, mas apesar disso é necessário usar um anti-cloro e também ter controle do pH da água, tudo isso ajudará saber se a água do aquário estará nas condições necessárias. O aquecimento da água
é necessário. A potencia do ideal de um aquecedor é de 1 Watt para cada litro de água.A temperatura ideal deve variar de 25 a 28 graus Celsius e pode ser controlada por meio de um termostato.É necessário tirar o aquecedor para a limpeza.A filtragem também é muito importante para a vida no aquário: Filtração Mecânica: Este tipo de filtração consiste em eliminar da água as partículas mais grossas,antes que estas comecem a decompor-se, sendo absorvidas por materiais como espumas, lã de vidro e outras substâncias, impedindo a acumulação de “alimento” para bactérias
e, consequentemente, a sua transformação em amônia e outras substâncias.Filtração Biológica: Este tipo de filtração refere-se a todas as mineralizações e oxidações provocadas por vários tipos de bactérias, transformando alguns compostos em outros menos prejudiciais, como os nitratos, ou mesmo reduzindo-os nitrogênio.Filtração Química:A filtração química actua sobre a composição química da água filtrada, modificando-a. Como regra básica , devemos manter o aquário com as luzes ligadas em média de 10 a 12 horas pôr dia. Algumas plantas são de dia "curto"e outras de dia "longo", mas a maioria delas são de regiões em que a luz está em torno de 10 a 12 horas. Não adianta nada deixa-las mais ou menos tempo expostas a luz, elas vão realizar a fotossíntese mesmo assim, podendo não desenvolver corretamente.
A quantidade de watts por litro deve ser de 0,5w/L a 1.0 w/L.
A iluminação também vai depender de que plantas
de que plantas deseja cultivar em seu aquário, já que existem plantas com adaptação em iluminação fraca, e outras que exigem iluminação forte.
As lâmpadas fluorescentes são as mais indicadas e que consomem menos energia, são lâmpadas frias, sendo assim; não altera a temperatura do aquário, mas tem uma desvantagem, elas perdem seu poder de iluminação pôr volta de 6 meses com uma vida útil de no mááximo em 10.000 horas. Para colocar os peixes no aquário deve-se coloca-los em um plástico, para se acostumarem com a água e depois de 20 minutos poderá coloca-los dentro do aquário.As algas ajudam muito na vida do aquário, realizando a fotossíntese em que absorve o gás carbônico e produz gás oxigênio.

BÁRBARA SCHACKER

GabrielFritsch disse...

1-A agua ideal é a de poço
2-é importante para a temperatura dos animais
3-sim para evitar o acumo de sujeira e bacterias
4-é par aa fotossintese das algas
5-depois de a agua estiver pronta com a temperatura media em torno de 1 semana para colocar os peixes
6-tem de ser feita semanalmente para evitar o acumulo de sujeira e bacterias

manulegal disse...

Adorei o video achei muito legal e explicativo, mostra dentro dos poríferos e como eles são por dentro.Adorei

sOrG@TtO... DJ LUMBRIGA disse...

adorei o video vale a pena assistir... ele fala bastante sobre os poríferos. ;)

brunoalan disse...

achei o video muito legal,ele mostra várias espécies de poríferos.

romulo.loko.klein disse...

eu gostei muito das fotos e video.

ana paula disse...

1)AGUA IDEAL PARA O AQUARIO:a água da torneira não é bom para o aquario, por isso antes de colocar os peixes utilize um bom anti-cloro e meça o PH para ver se está em condições ideais para os peixes adiquiridos
2)O AQUECIMENTO DA AGUA:o melhor modo de aquecer o aquario com segurança é usando um aquecedor com termostato.
3)A FILTRAGEM DO AQUARIO:é preciso eliminar do aquario as particolas em suspenção bem como as impurezas que com o tempo vão se formando,essa é a função do filtro
4)INLUMINAÇÃO DO AQUARIO:a luz é importante para as plantas do aquario fassam a fotossintese
5)COLOCAR OS PEIXES NO AQUARIO:isso só pode ser feito depois de 30 dias depois do aquario estar funcionando,coloque um pouco da água do aquario no saco de peixes,afim de uma aclimatação mais rapida, e depois de aproximadamente 20 a 30 minutos ja podera colocar os peixes no aquario sem colocar junto a água do saco.
6)LIMPANDO O AQUÁRIO:não desmonte o aquario pra fazer uma limpeza e não coloque produtos quimicos só troque 20% da água 1 vez por mês.
ANA PAULA CHASSOT FERREIRA

Unknown disse...

aqui è o gustavo prof luciane
antes de se por o peixes no aquàrio, è presciso usar-ce um bom anti-cloro e medir o PH para ver se a agua esta em condições ideais para receber os peixes.quase todos os peixes exigem que a àgua permanessa numa temperatura constante.a temperatura correta è de 1 watts para cada litro de àgua.não se deve limpar o aquariosem antes desligar o aquecedor, pois quando colocasse àgua novamente correria o risco de o aqucedor estragar,por estar ligado sem estar coberto de àgu.o filtro se encarrega da desintegraçõ biològica das substancias nocivs que são produzidas devido a restos de comida,folhs mortas, e excremento dospeixes.os peixes, plantas, enfeites exibem a sua beleza quando o auario possui uma iluminação adequada.a luz tambem è importante para o fornecimento de clorofila às plantas. para coloca, voce deve deixar o saco do peixe com uma parte dntro do aquario, para que va se acustumando com a temperatura da agua. coloque um pouco da àgua do aquario no peixe, a fim de uma aclimatação mais rapida, e dentro de aproximadamente 20a 30 minutosjá poderá colocar os seus peixes dentro do aquário, Nunca limpe realmente seu aquário. Depois de montado, não o desmonte a fim de fazer uma limpeza. Não utilize produtos químicos. Apenas troque cerca de 20% da água uma vez por mês, e retire plantas mortas, algas dos vidros, etc.

Cami_Ortiz disse...

A água ideal para um aquário é a água doce.Para aquecer o aquário usamos o aquecedor, a verificação da temperatura é feita com termômetros.Eles podem ser flutuantes ou mais sofisticados como os digitais.A potência do aquecedor deve obedecer uma proporção aproximada de 1 WATTS para cada litro de água do aquário.É imprescindível que o aquário esteja equipado com um bom sistema de oxigenação e filtragem para obter uma boa qualidade de água. Não podemos contar com as plantas para o fornecimento de oxigênio aos peixes. Mesmo produzindo oxigênio, através da fotossíntese, durante o período de claridade, estas mesmas plantas consomem este gás durante a noite.
Como os aquários normalmente estão localizados em locais fechados, é imprescindível que sejam equipados com sistemas de iluminação artificial. Além do aspecto estético, onde realça toda a decoração e os habitantes do aquário, a iluminação desempenha papel fundamental no desenvolvimento das plantas, fornecendo energia para que elas realizem a fotossíntese. Visto que a grande maioria dos peixes costuma se alimentar quando há claridade, a iluminação também irá ajudar os peixes a aproveitar melhor os alimentos fornecidos.Para determinar a potência e a quantidade de lâmpadas, deve-se seguir uma proporção aproximada de 1 watt para cada 2 litros de água.Ter cuidado ao por os peixes no seu aquário pois podem ser muito belos, mas deixam os outros em um estado deplorável. Peixes, como os "barbos", devem ficar em um aquário bem espaçoso e devem,acima de tudo, serem muito bem alimentados, pois são muito agressivos.Os peixes devem ser alimentados várias vezes ao dia (3 ou 4 vezes), mas sempre em pequenas quantidades. O alimento deve ser bem variado, e rico em nutrientes.Limpe cuidadosamente o aquário com água quente e um pano resistente ou uma esponja em que previamente deitou algumas gotas de SERA PH-minus.
OBS: muitas esponjas são vendidas impregnadas com agentes de limpeza e, por isso, não são adequadas para a limpeza de aquários!
Depois de limpar o aquário, encha-o de água e observe o que acontece, durante 2 ou 3 horas. Se neste período não ocorrerem fugas de água o aquário está estanque.Não desmonte seu aquário todo. Isso acaba com a biologia que auxilia na qualidade da água. Para mantê-lo limpo, basta fazer as trocas semanais e aproveitar e limpar os vidros e sinfonar o fundo.

Unknown disse...

A iluminação do aquário é importante para as algas poderem realizar a fotossintese, o filtro é essencial para que o aquário se mantenha limpo para os peixes e algas poderem se reproduzir e viver. Após uns mais ou menos 15 dias os peixes poderão ser colocados no aquário. O aquecedor é importante, pois os peixes necessitam de que a água se mantenha sempre na mesma temperatura. A água precisa ser de posso artesiano. A limpeza do aquário necessita que seja diária.