terça-feira, 3 de junho de 2008

OS PORÍFEROS



15 comentários:

GabrielFritsch disse...

eu axei muito bom é bem interessante o video e as explicações

I'm???? BrUnO disse...

O filo Porifera abriga animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos e sésseis, e se encontram fixados ao substrato. Podem variar quanto à forma, cor e tamanho. O corpo é cilíndrico, oco, com uma abertura na região aérea, denominada ósculo e revestido por células pavimentosas, denominadas pinacócitos, as quais são interrompidas com algumas aberturas, denominadas porócitos. Estas propiciam a entrada de água contendo alimento e oxigênio, motivo pelo qual consideramos as esponjas como sendo animais filtradores.

As esponjas não possuem sistema nervoso e células sensoriais. Apesar disso, a maioria é capaz de se contrair quando submetida a estímulos fortes, transmitidos de célula para célula.
Eu e meu amigo achamos muito interessante o video sobre as esponjas.
Bruno Caramori Bittar e Lucas Boscari.

bárbara e camilla disse...

Estes organismos são primitivos, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecido verdadeiro, pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal, também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15.000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superfície da água até mais de 8.000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia. O registro fóssil data as esponjas desde a era pré-cambriana (ou Pré-Câmbrico), ou Neoproterozóico. Os Poríferos possuem digestão intracelular, que o alimento "passa" de célula para célula.

Importância para os humanos
No uso comum, o termo esponja é usado somente para designar os esqueletos desses animais , após o tecido desses animais ter sido removido por maceração e lavagem. O material de que essas esponjas são compostas é a espongina. Esponjas calcáreas e silicosas são ásperas demais para esse uso. Esponjas comercias são derivadas de várias espécies e vêm em vários graus, finas como lã de carneiro ou bem ásperas próprias para lavar carros.Esponjas marinhas vêm de peixarias no Mediterrâneo e nas Índias Ocidentais. A produção de esponjas sintéticas tem diminuído muito sua pesca nos últimos anos.Algumas esponjas usadas no banho e na cozinha não vêm do animal marinho, e sim de uma planta do grupo das curcubitáceas.
Bárbara Schacker e Camilla Baseggio

TainaPink007 disse...

São animais geralmente marinhos, sem tecidos ou orgãos. POdem varir de forma, cor e tamanho. Seu corpo é cheio de poros, chamados de porócitos. A entrada de água contendo alimento e oxigênio, motivo pelo qual consideramos as esponjas como sendo animais filtradores.
As esponjas não contém sistema nervoso nem nenhum órgão . Seu corpo é formado por células que são flageladas .Sua reprodução assexuada quando um pedaço de esponja se fixa em um lugar e dali nasce outra esponja, ou sexuada quando a esponja macho libera espermatozóides que saem por cima e procuram uma esponja fêmea.

Camila K.Zampronio e Tainá de Moura

Thaai-Maandy disse...

Porífera é um filo (filos são os agrupamentos mais elevados em cada um dos reinos em que os seres vivos foram divididos) do reino Animália (também chamado de Reino Animal ou Metazoa, é composto por seres vivos multicelulares cujas células formem tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve), sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Características

O nome do filo vem do Latim porus "poro" e ferre "carregar".Estes organismos são primitivos e sésseis (não se deslocam voluntariamente do seu local de fixação).Sua maior parte é marinha, estes seres alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células.

As esponjas estão entre os animais mais simples, com tecidos parcialmente diferenciados (parazoas), porém sem músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.

Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados,(o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria.

Existem mais de 15.000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8.000 metros de profundidade, e muitas outras são descobertas a cada dia.

Reprodução

Pedaços de esponjas são capazes de se regenerar até se transformarem em uma nova esponja. Este processo é conhecido como reprodução assexuada, podendo ocorrer através de gemulação ou gemiparidade (processo de reprodução no qual ocorre a formação de gemas ou gomos no progenitor, que após se separarem deste, desenvolvem-se dando origem a novos indivíduos), e também, por fragmentação (processo no qual o corpo do progenitor é quebrado em vários pedaços, onde cada uma destas partes é capaz de se regenerar individualmente até assumir forma semelhante de seu progenitor).

Curiosidade:

O registro fóssil data as esponjas desde a era Pré-Cambriana (ou Pré-Câmbrico ou Neoproterozóico).

-By:Thaélis e Amanda

fernandoshow disse...

Eu achei o assunto dos poríferos muito interessantes, pois as esponjas do mar se estiverem em extinção podemos pegar uma e corta-la em 10, que conseguimos 10 esponjas do mar!!
As explicaçoes e o video foram muito interessantes.
Uma curiosidade, as esponjas do mar surgiram a mais de um bilhão de anos atras, são animais primitivos com numerosos poros na superfície do corpo.As esponjas não possuem sistema nervoso, por isso são invertebrados.Para a esponja se alimentar ela suga pelos seus poros que depois são ejetados pelo buraco que eles tem em cima.

Fernando Battisti Leite

Eltes disse...

eu ja achava os poriferos legais mas depois de ver o video achei muito mais legal as eponjas por dentro sao muito extraordinarias

Unknown disse...

As esponjas são animais muito interessantes,eles são animais aquáticos, geralmente marinhos, sem tecidos ou órgãos definidos e sésseis, e se encontram fixados no fundo do mar.O corpo é cilíndrico, oco, com uma abertura na região aérea, denominada ósculo.
As esponjas não possuem sistema nervoso,as estruturas de sustentação das esponjas são constituídas de carbonato de cálcio ou sílica.
A reprodução sexuada pode existir, consistindo em fecundação dos espermatozóides com óvulos desses animais.
A maioria das esponjas são monóicas,mas há espécies dióicas, com sexos separados.
Mariane Hawerroth e Gabrielly Christ.

Franco disse...

Os poríferos são animais muito primitivos, que têm muitos poros. Antigamente, achavam que eram plantas, pois ficavam fixos no fundo da água. Eles não formam tecidos com suas células. Pertencem ao filo Porifera (que tem como integrantes as esponjas) do reino Animalia. A maioria dos poríferos vive em água salgada, mas há uns de água doce. O esqueleto das esponjas pode ser usado como esponja de banho, mas há outras que o tem de sílica.

Resposta-Conjunto:

Victor Barpp Gomes
Marcos Vinícius Lenz Balatka

@l&.nbt.tsw.alessandro disse...

eu achei muito massa loco as fotos o video e muito interesante e tem uma otima explicaçao para nos aprender mais sobre o aquario.
alessnadro,romulo

Isa_Gabe :D disse...

Oi, tuudo bom? =)
Adoramos o vídeo,achamos muito interessante.Gostamos das figuras.
As esponjas normalmente são marinhas, poucas são de água doce,
elas são invertebradas e se reproduzem sexuada e assexuadamente. Elas podem ter vários formatos. Beijos.
Isadora e Gabriela.

Unknown disse...

Malthon diz:eu gostei muito do video pois nele estao contidas varias caracteristicas sobre os poriferos mas estamos estudando sobre as esponjas,gostei tambem da ideia da professora luciane(devemos criar uma parodia sobre as esponjas)eu ja fiz a minha e ficou bem legal.


Rodrigo diz:Achei super interessante sobre os poríferos,o vídeo,as imagens são muito legais mas eu acho também que a ideia da paródia das esponjas é super divertida.

Angelin disse...

Porifera (do latim porus, poro + hfera, portador de) é um filo do reino Animalia, sub-reino Parazoa, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.

Estes organismos são primitivos, sésseis, sua grande maioria é marinha, alimentam-se por filtração, bombeando a água através das paredes do corpo e retendo as partículas de alimento nas suas células. As esponjas estão entre os animais mais simples,não possuem tecido verdadeiro pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos. Eles são muito próximos a uma colônia celular de coanoflagelados, (o que mostra o provável salto evolutivo de unicelulares para pluricelulares) pois cada célula alimenta-se por si própria. Existem mais de 15.000 espécies modernas de esponjas conhecidas, que podem ser encontradas desde a superficie da água até mais de 8.000 metros de profundidade.

ana paula disse...

poríferos são animais dotados de poros por todo o corpo,e com um aspecto esponjoso.eles sao predominantes áquaticos e marinhos existindo uma família de agua doce spongillidae

Unknown disse...

Os poríferos são animais marinhos sem tecidos ou órgãos definidos e se encontram fixados ao substrato. Podem variar quanto à forma, cor e tamanho.
Porífera é um filo do reino Animália é composto por seres vivos multicelulares cujas células formem tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve, onde se enquadram os animais conhecidos como esponjas.
As esponjas estão entre os animais mais simples,com tecidos parcialmentes diferenciados porém sem músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.

alunas:Camilla O,Mylena H e Shelsya Z.